terça-feira, 19 de junho de 2012

Você quer ser exemplo de que?


Vivemos a filosofia. Toda a sociedade é filosófica. A sociedade é fundamentada nos princípios e parâmetros filosóficos. A filosofia está em todo processo legislatório, executivo e judiciário. Portanto, esta na ordem da nação. Dela deriva-se a ética, os valores e a estética.

A Filosofia também se trata de uma disciplina, uma práxis, isto é, uma atividade humana em sociedade e na natureza. E por se trata de uma atividade deve ser uma atitude consciência, ao contrário de julgar o simples ato de estar vivo mecanicamente em padrões alienantes, nos quais exclui que viver é um verbo de ação, por isso é um ato, e por ser ato só pode ser consciente, de outro modo, é apenas o contrário.

Sendo assim, o Filósofo, é aquele sujeito contextualizado da sua práxis e condições, no exercício disciplinar de elaborar, fazer e comunicar certo – escrita, prática e exposição.

O Filósofo declara-se filósofo da sua própria filosofia, fundamentada um arcabouço filosófico, em pesquisa – aproximação de informações -, e estudo – aprofundamento sistematizado e metodológico nas informações pesquisadas.

A sociedade, contudo, vive baseado nos fundamentos filosóficos, diferentemente de todos os cidadãos serem filósofos. Ser filósofo é antes de qualquer possibilidade, uma opção. Alguns escolhem ser médico, jogador de futebol, tem gente que escolhe até ser palhaço; e têm outros que escolhem além das possibilidades serem filósofos, compreendendo que é possível dividir-se em possibilidades, somando-as a um propósito.

Mas acredito que todo o texto acima pode ser resumido numa frase do Paulo Freire:
“O educador é aquele que faz certo.” (Pedagogia da Autonomia)

A sociedade só poderá ser reerguida pelo caminho do exemplo.

Você quer ser exemplo de que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário