segunda-feira, 18 de junho de 2012

Série Castaneda: O Fogo Interior

"A vaidade é o nosso maior inimigo [...] o que nos enfraquece é nos sentirmos ofendidos pelos feitos e desfeitas de nossos semelhantes. Nossa vaidade faz com que passemos a maior parte de nossas vidas ofendidos por alguém."

"A vaidade não pode ser combatida com delicadeza"

"A vaidade não é algo simples e ingênuo. De um lado, é o núcleo de tudo o que é bom em nós e, por outro, o núcleo de tudo o que não presta. Livrar-se da vaidade que não presta requer prodígios de estratégias."

"Os guerreiros combatem a vaidade por uma questão de estratégia e não de princípio."

"A impecabilidade não é nada mais do que o uso apropriado da energia."

"Um pequeno tirano é um atormentador. Alguém que ou mantém poder de vida ou morte sobre guerreiros ou simplesmente os perturba, levando-os à distração."

"...nada pode temperar tanto o espírito de um guerreiro quanto o desafio de lidar com pessoas intoleráveis em posição de poder. Apenas sob essas condições podem os guerreiros adquirir sobriedade e serenidade para suportar a pressão do incognoscível." 

Castaneda disse: 
- Inúmeros estudos haviam sido realizados sobre o efeito negativo da tortura física e psicológica em tais vítimas. 
Dom Juan afirma: 
- A diferença está em algo que vc acabou de dizer. Eles são vítimas, não guerreiros.

"...a falha fatal é que os homens comuns levam-se por demais a sério; suas ações e sentimentos, assim como as ações e sentimentos dos pequenos tiranos, são de suma importância. Os guerreiros, por outro lado, não apenas têm estratégias bem elaboradas, como estão livres da vaidade. O que restringe sua vaidade é que eles compreendem que a realidade é uma interpretação que fazemos."

"Os pequenos tiranos levam-se mortalmente a sério, ao contrário dos guerreiros."

"Um guerreiro é auto-orientado, não de modo egoísta, mas no sentido de um exame total e contínuo de si mesmo." 

"Afirma Dom Juan:
- Todos os que se juntam ao pequeno tirano são derrotados. Agir com raiva, sem controle e disciplina, não ter paciência, é ser derrotado.
Castaneda pergunta:
- O que acontece depois que os guerreiros são derrotados?
Dom Juan:
- Eles ou se reagrupam ou abandonam a busca do conhecimento e juntam-se ás fileiras dos pequenos tiranos por toda parte."

"Paciência significa reter com o espírito algo que o guerreiro sabe que, por justiça, deve fazer. [...] Desde que o guerreiro tenha controle, disciplina e sentido de oportunidade, a paciência assegura dar o que se deve a quem quer que o mereça."

Ensinamentos de Dom Juan

Nenhum comentário:

Postar um comentário